RADAR

18 de Maio / 2022

NA TONIN HÁ 29 ANOS

Genteeee! 
Para tudo, porque esse depoimento da Evonete tá demais. 
Prometemos que você não vai se arrepender de ler. E vai até o final, porque as risadas estão garantidas.

 

1 – Há quanto tempo você trabalha na Tonin? Por quais setores já passou? Em que setor trabalha atualmente?
Trabalho na Tonin desde 1993. Comecei como atendente de telefone e hoje sou responsável pela parte comercial da empresa, no que envolve a burocracia deste setor. Também auxilio em algumas ações administrativas diretamente com a direção.

2 – O que significa, pra você, trabalhar na Tonin?
Trabalhar na Tonin é o meu alicerce, pois devido ao meu tempo nessa empresa, tudo que tenho (bens materiais e emocionais) foi adquirido estando aqui, pois comecei muito nova na empresa, com 16 anos. Hoje, com 45, posso afirmar que minhas realizações foram aqui, incluindo meus estudos e formação de família, pois conheci marido enquanto o mesmo estava construindo a nova sede da Tonin, há mais de 24 anos. Hoje somos quatro: eu, o marido e 2 meninos ruivos!

Trabalhar na Tonin proporcionou-me ficar moderna, pois acompanhei mudanças políticas, financeiras, administrativas nacionais, estaduais e municipais, o que fez com que sempre estivéssemos a par de tudo que fosse necessário ser feito. Aprendi a mexer em equipamentos que foram se atualizando com o passar do tempo, assim como a chegada bombástica da internet para facilitar a vida de todos. Ser moderna é, sem dúvida, um dos significados que mais nos une - Evonete e Tonin, Tonin e Evonete.

Evonete, o marido e os 2 ruivos 

 

3 – Como você vê a importância do seu trabalho?
Como faço parte de um setor com visão ampla, tenho certeza de que meu trabalho é fundamental para que os demais setores possam também obter sucesso, pois um depende do outro para que o todo possa conquistar mais mercado.

Com os chefes 

 

4 – Cite algumas situações que você considera interessantes/curiosas, vividas por você, nesses anos de empresa (aqui vale citar perrengue, desafio ou qualquer outra situação que tenha marcado você desde que iniciou seu trabalho na Tonin)
Como mencionei acima, aqui conheci meu marido.
Meu filho mais velho quase nasceu dentro da empresa, pois estava trabalhando e a bolsa rompeu com um chute dele.... ao meu lado estava um representante nosso e quando me pediu se estava tudo bem, eu respondi: 'Sim, meu filho vai nascer agora!'

O mais tradicional é que dificilmente acertam meu nome, Evonete. Imaginem que já veio de tudo que foi nome, mas tudo que terminar em “ete” pode ter certeza que é comigo, pois não gravam mesmo (risos)!!!

Numa oportunidade na feira em São Paulo, eu estava muito decidida em não dar prazo maior de pagamento para um cliente e ele me diz: 'Você acha que é filha do Sr Mario Tonin? Eu respondi: Sim, a mais velha!' Caímos  na gargalhada. Resultado: ficou gravada a situação e sempre que encontrávamos o cliente nas feiras lembrávamos do episódio. Quando ele ligava para a empresa, até pedia pelo meu nome, mas quando eu atendia me perguntava: 'É a filha mais velha do Tonin?', mas ficou claro para ele que eu somente era uma funcionária da empresa, defendendo a mesma.
Ah, e não dei o prazo pra ele, rsrsrs!

Evonete e os ruivos participando da campanha do Dia das Mães da Tonin

 

5 – Pra finalizar, deixe uma mensagem sobre como você se vê e como você vê a empresa nos próximos anos.
O tempo vai passando e todas as mudanças são necessárias. É certo que um dia não mais estarei aqui na empresa, assim como nesse plano terrestre. Vai demorar, mas vai acontecer. Todavia, a Tonin vai continuar, de geração em geração, se modernizando e se adaptando às novidades, aos novos colaboradores que vão entrando, pois nós somos fisicamente termináveis, mas a Tonin...bom, a Tonin não acabará jamais, pois tenho certeza de que ela está muito bem estruturada para superar os novos obstáculos, para superar novas situações difíceis de resolver. Vai tirar de letra o que vier, atingindo cada vez mais o topo, seja ele qual for!
Siga firme e forte Tonin, porque 40 anos não é para qualquer empresa! Então, que venham mais 40, mais 40 e assim por diante!


Vida longa na Tonin, Evonete!
 laugh