POR AÍ

22 de Março / 2020

Tonin em Fernando de Noronha

Toninlovers do coração...a gente adoooora receber relatos de viagem! 
Confere as infos incríveis que a Bruna e o Simone nos trouxeram da ilha maravilhosa...é pra você se inspirar mesmo!

CONTA PRA NÓS A TUA HISTÓRIA que a gente coloca no nosso blog! Vamos compartilhar coisa boa!! 


Foi uma viagem que sempre sonhamos em fazer e finalmente se realizou.

A gente organizou a viagem com meses de antecedência, embora a ilha pareça pequeninha (somente 26 km quadrados), ela apresenta inúmeras atividades e passeios.

Nós buscamos pelo auxílio de uma agência pra fazer a programação de todos os passeios: existem várias agências na ilha mesmo, que oferecem todos os tipos de atividades (trilhas, barcos, mergulho, 4x4) e transfer pra você se locomover por lá.

Uma parte da Ilha é uma reserva natural e para visitá-la existem várias regras e restrições que você precisa saber. Na reserva só é permitido o acesso mediante pagamento do ingresso vendido pelo ICMBio (Projeto TAMAR), que é o instituto que cuida do meio ambiente e da preservação da natureza da ilha. Este ingresso é valido por 10 dias e permite o acesso aos lugares mais bonitos e famosos da ilha.

Os passeios nessa área somente podem ser agendados, presencialmente, em Fernando de Noronha e na maior parte deles o acompanhamento do guia é obrigatório.

Saímos de Porto Alegre de manhã cedo e chegamos na Ilha na metade da tarde. Fernando de Noronha tem um aeroporto pequeninho bem no meio da ilha: a chegada já é de tirar o fôlego, pois permite admirar os morros, as praias e as maravilhas da natureza na hora do pouso (dica: pega uma poltrona na janela, você não irá se arrepender!).

Já na chegada, descobrimos uma característica marcante da metereologia da ilha: o tempo muda muito rapidamente, sol e chuva se alternam sem que você perceba.

Escolhemos uma pousada na Vila dos Remédios, que é o centro da ilha onde se encontram vários restaurantes, lojas e agências. Se você acha que a ilha é plana, sem muitas subidas e descidas, está enganado. Prepare-se pra fazer bastante exercício.

DIA 1
Nossa programação iniciou com o passeio Ilha Tour, que é realizado com uma camionete 4x4 que comporta até 10 pessoas. Este passeio que dura o dia inteiro, das 8h da manhã até o pôr do sol, é super recomendado no primeiro dia, pra se ter uma visão geral da ilha. O nosso passeio começou com a visitação da Baia do Sancho, que é conhecida por ser considerada a praia mais bela do Mundo. O acesso nesta praia é bem complicado, pois ela é protegida por um paredão de rocha, você precisa descer por uma escada íngreme, que está localizada em uma fenda nessas rochas. Como a escada é bem estreita (só passa uma pessoa por vez) e devido ao lugar ser muito procurado pelos turistas, existe um regulamento que determina os horários de descida e subida. Foi bem cansativo, mas valeu a pena o esforço: a praia é realmente maravilhosa.

Caminhando por uma passarela de madeira, chegamos ao mirante da Baia dos Porcos: este é um dos lugares mais famosos da Ilha que você, com certeza, já viu em algum cartão postal de Fernando de Noronha.

Lá de cima tem uma vista deslumbrante dos Dois Irmãos (dois morros que surgem da água). Não tivemos acesso a essa praia, mas valeu a pena somente pelo visual.

A segunda etapa foi na Praia do Sueste, localizada no outro lado da ilha, chamado Mar de Fora (o lado Norte da ilha é chamado Mar de Dentro, pois a vista é para o continente). Esta praia é protegida por duas ilhas menores que estão na frente, por isso as suas águas são as mais calmas da ilha, ideais para relaxar.

Aproveitamos esta parada pra fazer um mergulho com snorkel: ali conseguimos avistar tartarugas e tubarões se alimentando de um polvinho (aqui deu um pouco de medo!).

Essa é uma das praias onde as tartarugas se procriam e os tubarões vem para se alimentar: por este motivo a praia fecha ao público às 16h.

Ao lado da Praia do Sueste tem a Praia do Leão: esta última tem este nome pois dizem que um dos morros parece um leão marinho, mas a nossa imaginação avistou um hipopótamo deitado (rsrs). Nesse dia a trilha que dá acesso à praia estava cheia de barro, então não conseguimos desfrutar desta praia.

Depois dessa vista maravilhosa, fomos almoçar no Buraco da Raquel (o lugar é conhecido por este nome pois a lenda conta que uma moça namoradeira sempre encontrava seus amantes em um buraco nas rochas junto ao mar). O Restaurante onde almoçamos é chamado de Museu dos Tubarões, pois enquanto você espera a comida, você pode apreciar toda a história da ilha, assim como entender mais sobre os tubarões: tem várias arcadas dentárias de diferentes tubarões, expostas dentro do restaurante...um verdadeiro museu. Ali descobrimos que Fernando de Noronha é um antigo vulcão (por isso a sua geografia é repleta de morros) e que os pés do vulcão se encontram a 4 mil metros de profundidade embaixo do mar.

Após um delicioso almoço de frutos do mar, fomos para a Praia da Cacimba do Padre (este nome vem de um antigo poço artesiano). É conhecida pelas suas enormes ondas e já hospedou o Campeonato Mundial de Surf. 

Para finalizar o nosso Ilha Tour, fomos para o Mirante do Boldró, onde ficamos para ver o maravilhoso pôr do sol, rodeados por uma vista de tirar o fôlego.

DIA 2
No segundo dia, escolhemos fazer o passeio de barco. Saímos de manhã cedinho e fomos para a Praia do Porto, onde pegamos o barco e já na saída avistamos vários golfinhos rotadores. Eles foram os encarregados pelo espetáculo de saltos e rotações maravilhosas.

Navegamos pelo mar de dentro, admirando as ilhas secundárias e todas as praias da costa norte até a ponta do sapato, que é o local mais a oeste da ilha. Neste ponto, tivemos uma vista deslumbrante de uma abertura nas falésias, chamada de portão. Tem uma formação estranha que lembra o mapa do Brasil, sendo que o Sul está alagado. Paramos para um banho na praia do Sancho, onde tivemos a oportunidade de vê-la de outro ângulo (sempre maravilhosa). Durante o passeio, avistamos a Pedra do Leão...quando a onda bate nela, faz o barulho de um rugido de leão, devido a uma fenda que nela se encontra. Mais um maravilhoso espetáculo da mãe natureza! 

DIA 3
No outro dia, fizemos a Trilha Costa Esmeralda, um passeio para conhecer as principais praias do mar de dentro. Começamos na Praia Cacimba do Padre e finalizamos no Praia do Cachorro. Aproveitando a baixa maré, caminhamos pela areia, pedras, visitamos e conhecemos a história de cada praia, graças à explicação da nossa querida guia. Foi um curso acelerado da história da ilha, enquanto admirávamos as suas belas paisagens. 

DIA 4
No dia seguinte, fizemos a Trilha do Atalaia. Esta é uma praia que fica no lado sul da ilha no mar de fora, conhecida pela sua piscina natural. Depois de uma caminhada bastante rápida, chegamos nessa famosa piscina, onde aproveitamos para um mergulho de snorkel, admirando corais, várias espécies de peixes e nadamos ao lado de pequenos tubarões.

DIA 5
No último dia, nos despedimos de Fernando de Noronha fazendo a Trilha Capim Açu. Este é o passeio mais longo (em torno de 10km) e mais cansativo da ilha, pois tem muitas subidas e boa parte da caminhada é sobre as pedras. O esforço valeu a pena, pois aproveitamos piscinas naturais desertas e mirantes inesquecíveis, que permitem admirar a ilha toda de ambos os lados. A trilha percorre o lado mais selvagem e menos turístico da ilha, por isso nos permite aproveitar e conhecer a natureza no seu máximo explendor. Ela terminou na Praia do Leão, que foi eleita a nossa praia favorita da ilha, onde aproveitamos para tomar um banho relaxante e descansar para recuperar as forças.

 


Bruna e sua mochila Tonin conferindo toda a beleza da paisagem


O Simone também não dispensou a companhia da sua mochila




De mochila Tonin pra cima e pra baixo

HORA DE VOLTAR PRA CASA
Infelizmente nossa viagem terminou e já era hora de voltar para casa...mas nós gostaríamos de retornar para ilha em outra época, pois dependendo do período do ano, Fernando de Noronha se transforma: em janeiro, o mar de dentro é agitado, enquanto o de fora é mais calmo. Um exemplo é a Praia do Cachorro, que em janeiro era como se não existisse, pois havia somente pedras, enquanto em outras épocas, o mar leva todas as pedras embora e dá vida a uma linda praia.

Sem dizer dos milhares de passeios e paisagens que não vimos, pois a ilha de Fernando de Noronha é única e merece ser apreciada em seus mínimos detalhes!