POR AÍ

Winetrip pelo chile1

28 de Junho / 2018

WINETRIP PELO CHILE

Uma winetrip pelo Chile
Por Raquel Konrad
Repórter, blogueira, colunista, sommelier
@nacaronadaquel

Sou uma amante dos vinhos. Nas minhas viagens, estou sempre em buscas de experiências em torno do enoturismo. Meu último destino foi o CHILE! 

E vinho e Chile são quase sinônimos. O país possui mais de 200 mil hectares de vinhedos cultivados com raízes próprias e a produção de vinho atinge a marca de mais de um milhão de litros por ano, sendo o quarto país exportador da bebida.

Experiências em torno do vinho não faltam. Neste post especial, eu te conto as vinícolas que conheci e que superindico. Minha viagem durou apenas quatro dias. Fiquei hospedada em Santiago e a distância até as vinícolas é de no máximo 50 minutos. 

Embarque “Na Carona da Quel” e aprecia sem moderação esse mundo encantador do vinho:

VALLE DE CASABLANCA
Conhecido pela qualidade das uvas brancas, o Valle de Casablanca fica a 50 minutos de Santiago. São mais de seis mil hectares de vinhedos, onde se localizam diversas vinícolas, a maioria aberta ao público.

São destaques: Veramonte, Emiliana, Catrala, Viña Mar, Matetic, Indómita, Quintay, Casas del Bosque, Recova Wines e Loma Larga e Kingston. 

As vinícolas oferecem tours guiados, almoços harmonizados, museu do vinho, entre outras atrações. 

Nesta região, conheci três vinícolas:

Casas Del Bosque
Na Casas Del Bosque a especialidade são as uvas de clima frio: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e Syrah. A vinícola oferece tours guiados de hora em hora. Também é possível comprar um vinho de sua preferência e ficar apreciando em um dos diversos espaços de convivência espalhados pelo local.
Outro destaque da vinícola é o Restaurante Tanino, que oferece menu degustação e pratos a ala carte. 
DICA DE VINHO: Sauvignon Blanc Reserva 2016

Viña Mar
Conhecida pelos espumantes de alta qualidade, a Vinícola Viña Mar é outro passeio imperdível no Valle de Casa Blanca. A casa oferece passeio guiado e também a opção de degustação dos principais rótulos da casa no lindo salão da vinícola. Outro destaque é o renomado Ristorante San Marcos. A vinícola ainda possui acomodações em seu palácio, com seis opções de hospedagem.
DICA DE VINHO: Viñamar Extra Brut

 

Indómita
Bem pertinho da Viña Mar está a vinícola Indómita. Dos seus mais de 6 milhões de litros produzidos todo ano, boa parte deles são de vinhos jovens, isto é, não passam por barril. No local, é possível fazer visita guiada ou optar por escolher as variedades que mais lhe agradam e fazer a degustação no deck da vinícola. A dica é chegar ao final do dia e apreciar o lindo pôr do sol. 
No local, também tem o restaurante De Viña Indómita, que serve almoços e é muito bem recomendado.
DICA DE VINHO: Indomita Selected Varietal Pinot Noir

VALLE DEL MAIPO
O Valle del Maipo é a região vinícola mais antiga do Chile e abriga o maior número de vinícolas do Chile. Aqui a uva Carmenère foi redescoberta, embora outros tipos também perfumem os vinhedos, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Cabernet Franc, Malbec, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Semillón.  A região fica a apenas 40 minutos de Santiago. 

Suas adegas boutique de inspiração francesa lhe renderam o título de “Little Bordeaux”. Os roteiros oferecem tours que incluem passeios de bicicleta, degustações e uma deliciosa gastronomia. Algumas das vinícolas que se pode visitar são Chocalán, Almaviva, El Principal, Aquitania, Odfjell, La Montaña, Undurraga, Santa Rita, Pérez Cruz, Concha y Toro, Huelquén, Tarapacá, de Martino, Cousiño Macul e Haras de Pirque.

Nesta região, conheci quatro vinícolas:

Consiño Macul
Bem próxima à região metropolitana de Santiago, a Cousiño Macul produz vinhos com as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Franc Cabernet, Petit Verdot, Chardonnay, Sauvignon Gris, Sauvignon Blanc, Riesling. No local, é possível fazer um tour de bike por todo o vinhedo e estrutura da vinícola. O passeio contempla degustação no meio do caminho, visita as caves, ao museu da família e apreciação de quatro rótulos. 
DICA DE VINHO: Antiguas Reservas Cabernet Sauvignon

Viña Aquitania
Esta pequena vinícola, que produz apenas 180 mil garrafas por ano, foi uma das melhores descobertas no Chile. Com o processo todo artesanal e manual – desde a colheita até a rotulagem – seus vinhos ícones são das castas Syrah e cabernet sauvignon. Mas não deixe de provar os espumantes, que inclusive foram reconhecidos pelo Guia Descorchados. A vinícola oferece um tour guiado, que inclui degustação de quatro rótulos. 
DICA DE VINHO: Aquitânia Sol de Sol Chardonnay 2011

Santa Rita
Prepara-se para uma visita encantadora a Vinícola Santa Rita. Caso chegar a pé, não te preocupe: da entrada até a sede principal da vinícola você recebe uma carona de charrete! Além de tour guiado pela grandiosa Santa Rita, no local é possível conhecer um museu, um charmoso café e ainda apreciar os renomados rótulos da casa no lindo jardim. 
DICA DE VINHO: Casa Real Reserva Especial Cabernet Sauvignon



Concha Y Toro
A vinícola Concha y Toro é aquela que todo brasileiro quer conhecer. Afinal, quem não nunca viu um Casillero del Diablo nas prateleiras dos supermercados? A visita a uma das maiores produtoras de vinho do mundo contempla passeio pelos jardins do casarão amarelo, antiga propriedade da família de Don Melchor, fundador da vinícola em 1883, degustação de um rótulo no jardim, visita aos vinhedos e a parte interna da bodega, além de degustação de outros três rótulos. No local, ainda é possível apreciar a gastronomia contemporânea no restaurante da vinícola. 
DICA DE VINHO: Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2013 



Conheça ainda:
Como mencionei acima, fiquei apenas quatro dias no Chile. Caso você tiver mais tempo, não deixe de conhecer outra região vinícola importante do país, o Vale de Colchagua. Fica a 150 quilômetros de Santiago e é especialista na produção de vinhos tintos premium, como o Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. Entre as opções de vinícolas para visitação estão: Miguel Torres, Aresti, Alta Cima, Millamán, Correa Albano, Puertas, Valdivieso, Echeverría, San Pedro, Requingua, Folâtre e Las Pitras.

Outra importante região é o Valle del Maule, onde estão as vinícolas Corral Victoria, Vía Wines, Aromo, Terra Noble, Casa Donoso e Balduzzi.
Viajar é bom demais. Viajar para conhecer vinhos é melhor ainda.
Espero que aproveitem as dicas.

Beijos da Quel