RADAR

17 de Janeiro / 2019

A importância do planejamento financeiro

Dinheiro traz felicidade?
Não diretamente, pois a felicidade é uma consequência dos nossos atos e hábitos diários. Mas dá pra ser muito feliz controlando nosso dinheirinho, fazendo sobrar um pouquinho todo o mês e se planejando financeiramente pra conquistar todos os nossos sonhos.
Aproveita que o ano tá começando e segue essas dicas para fazer um planejamento financeiro de dar inveja a muito economista!

#1 Controle receitas e despesas

Não precisa ser um amante de números pra controlar seus gastos. Pare pelo menos uma vez por mês pra observar quanto você ganha e quanto você gasta. Pode ser anotando num caderninho, usando uma planilha de Excel, ou, se você é do tipo super conectado, baixe um aplicativo como o “Minhas Economias”, grátis para Android e iOS, Guia Bolso ou ainda o Wisecash.

#2 As perguntas fatais

Antes de fazer qualquer compra, utilize as três perguntas fatais. Pode ser que você esteja comprando por impulso. Então invista em coisas que você realmente precisa. Passou na vitrine e viu uma promoção? Antes de comprar, pergunte a si mesmo:
- Eu preciso disso?
- Eu tenho dinheiro?
- Precisa ser agora?

#3 Coloque suas metas no papel

Colocando seus objetivos claramente no papel e sabendo quanto custa isso fica mais fácil de você guardar o dinheiro certinho para o sonho, separando um X valor por mês ou ainda pesquisando com tempo promoções, financiamentos com juros menores, etc. É importante também ser realista. Não adianta ter metas impossíveis de alcançar, caso contrário você pode se desmotivar e gastar o dinheiro guardado com outra coisa.

#4 Busque informações sobre investimentos

Você fez uma poupança e acha que isso é um baita investimento financeiro? Ok, a poupança é sim importante, mas existem outros movimentos financeiros lucrativos como previdência privada, fundos de investimento... E não pense que isso não é pra você: dá pra começar com pouco. Uma ótima sugestão é seguir a Nathalia Arcuri do canal Me Poupe. Ela ensina de um jeito simples várias dicas pra você enriquecer! Veja aqui: https://mepoupenaweb.uol.com.br/.

#5 Regra do 50/15/35

Essa última dica pode ser a mais importante: DIVIDA CORRETAMENTE OS SEUS GASTOS! A regra dos 50-15-35 é muito simples: basta dividir suas despesas em três grandes categorias e separar para cada uma delas uma parcela da sua renda.
50% para gastos essenciais (comida, saúde, roupa)
15% para prioridades financeiras (poupança, financiamentos, reservas)
35% para despesas relacionadas ao estilo de vida (lazer, viagens, diversão).


Agora que você sabe várias dicas valiosas, NÃO TEM MAIS DESCULPA!
Comece a se planejar financeiramente e faça seu 2019 render mais!