RADAR

07 de Fevereiro / 2020

DICAS PRECIOSAS: COMO CUIDAR DO SEU PET NO VERÃO

Oi, Toninlover!

Como você está? E o seu amado bichinho 🐶🐱?

Com esse calor que estamos vivendo, temos que nos manter hidratados🧉🍹, evitar horários de pico do sol 🌞 e usar roupas leves, para aproveitarmos o melhor do verão, não é? E não podemos esquecer que, os nossos amados animais de estimação  🐶🐱 também sofrem e podem se machucar se não tivermos cuidado. Por isso convidamos a querida Veterinária Scheila Clarice Bazzo (CRMV – 6710), proprietária da Clínica Veterinária Bicho Sem Grilo em Farroupilha, RS, para nos orientar de como devemos cuidar dos pets.

             

Anota aí, que ela tem dicas importantíssimas! 📝

             

 

Atenção com a hidratação

Tenha o cuidado de oferecer mais água para o seu pet em dias de calor, para garantir sua hidratação correta. Mantenha seu pet hidratado durante todo o dia: ofereça sempre água limpa e fresca (água gelada é ótimo). Você também pode oferecer água de côco 🥥 (especialmente gelada) ou suco de frutas🍊. Mas nunca dê suco de uva 🍇 ou carambola, pois são tóxicas para cachorros e gatos!

Os gatos normalmente bebem menos água e são mais propensos a problemas nos rins. Por isso, no verão é preciso incentivar o maior consumo de líquidos. Como alternativa, use fontes próprias para gatos, que adoram água corrente. Outra sugestão, é oferecer ração úmida.

            


Faça passeios externos em horário de pouco sol

Se você levar seu pet para passear e em dias de sol, faça o que já é recomendado para proteger a sua pele: opte sempre por passeios antes das 🕙 10h da manhã ou depois das 🕓16h da tarde, já que nestes períodos os raios solares estão menos intensos. E mesmo fora desses períodos, dê preferência para locais sombreados, com muitas árvores 🌳 e piso de grama, que não esquenta tão rapidamente. Não passeie com seu pet se a calçada estiver quente. Lembre-se que, as patas 🐾 dos cachorros são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente.

             


Cuidados com os banhos e tosas

É importante também que durante todo o verão, a tosa esteja em dia. Os banhos 🚿 nos cães também são importantes aliados, para refrescar e diminuir a temperatura corporal. Use produtos 🧴 próprios para a pele do pet, lembre-se de secá-la muito bem, para evitar dermatites. Outra recomendação é o uso de protetor solar específico para pets, eles irão protegê-los contra problemas de pele. Este procedimento é indicado, principalmente, para cães e gatos de cor clara, que sofrem mais com a incidência dos raios solares 🌞. O filtro solar deve ser aplicado também em regiões sem pelos, como focinho e orelhas.

                    


Atenção com o chão muito quente

Você já reparou que, andar em pisos quentes com os pés 👣 descalços pode ser extremamente desconfortável? Pois é, para o seu pet é a mesma coisa! Por isso tome cuidado com o chão em que o seu bichinho pisará nos dias muito quentes, já que a temperatura pode queimar a pata 🐾 do animal, sem você nem mesmo perceber.

             


Não vá direto para o banho gelado após a caminhada

Muito cuidado com os banhos 🚿 gelados para refrescar seu animalzinho, após a caminhada. O ideal, para evitar um choque térmico, é levar seu pet 🐶🐱 para uma sombra refrescante e, somente depois, colocá-lo em um banho com água mais fresca, nunca gelada.

              


O pet NUNCA fica sozinho no carro

Não é só para os dias de calor que esta dica é válida, nunca deixe o pet sozinho no carro 🚗, nem por 5 minutinhos, nem com a janela aberta! NUNCA👎!  A temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos.

             


Cuidados extras com animais de focinho curto

Lembre-se que, animais braquicefálicos (com focinhos curtos) como cães 🐶 das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu e gatos 😺Persas, são mais suscetíveis a hipertermia e choque térmico. Eles precisam de cuidado extra! Limite os exercícios, faça mais pausas, ofereça mais água e líquidos, fuja do sol 🌞 e do calor!

             


Cuidados extras com pets idosos, com sobrepeso, problemas cardíacos ou respiratórios

Os pets idosos, com sobrepeso, problemas cardíacos ❤️ ou respiratórios também precisam de prevenção extra: mantenha-os o máximo do tempo em locais com ventilador ou ar-condicionado. Se possível, mantenha a pelagem sempre curta durante o verão e ofereça bastante líquido. Fique muito atento aos sinais de desconforto e mudanças de comportamento e alimentação. Informe ao médico veterinário 👩🏼‍⚕️ de sua confiança, caso note alguma alteração na rotina do seu pet 😿.


Atenção extra às pulgas e carrapatos

Nessa época quente e úmida, as pulgas e carrapatos 🦟 são muito mais comuns. Mantenha em dia o plano de prevenção para ectoparasitas 💊💉. Não compre qualquer produto, busque por recomendação do médico veterinário 👩🏼‍⚕️.

             

Então Toninlover, curtiu?

As dicas que a Scheila nos mostrou, são importantíssimas para a saúde dos pets 😻! Você pode seguir o Instagram @bicho_sem_grilo_ para ver outras orientações! 😸

E nós também gostamos deles, tanto que eles foram os protagonistas da nossa coleção. São malas, sacolas e frasqueiras inspiradas neles. 🙀😻

Ficou curioso? Dá uma espiadinha aqui! 👀

Quer ver mais produtos da coleção? Clica aqui!

Vamos curtir o verão, com os nossos melhores amigos e com muita responsabilidade e cuidado! 😽