POR AÍ

Viva una bela giornada

27 de Fevereiro / 2019

Viva una bela giornada!

A 32ª edição da Festa Nacional da Uva ocorre até dia 10 de março, em Caxias do Sul, cidade que fica ao lado de Farroupilha, onde está sediada a Tonin.
Antes de conhecer um pouco mais sobre o evento, queremos contar sobre história da festa, que valoriza as raízes da colonização italiana na nossa região.
A Festa da Uva acontece desde 1930 e trata-se de uma feira e uma festa comunitária que comemora a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região, conhecida como Terra da Uva e do Vinho. Ela acontece nesta época por ser o ápice da colheita da uva, tão presente em nossa região.

Foto: http://especiais-pio.clicrbs.com.br

Hoje em dia a Festa da Uva é o maior evento de Caxias do Sul, acontecendo bianualmente. Tem uma sede permanente no parque de exposições conhecido como Pavilhões da Festa da Uva, e é considerado um dos maiores eventos temáticos do Brasil. As últimas edições têm atraído quase um milhão de visitantes, desempenhando um papel fundamental para a divulgação da cidade, para a dinamização do turismo regional, e para o resgate e conhecimento da história e das tradições, sendo ainda uma plataforma importante para o aquecimento da economia caxiense e de toda Serra Gaúcha.
Outra curiosidade sobre a festa é o trio de soberanas. A cada edição três moças que retratam a cultura e a descendência italiana representam a festa, divulgando-a a nível nacional. Nesta edição o trio é composto pela rainha Maiara Perottoni e as princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer.

Foto: www.festadauva.com.br

A Festa da Uva consiste em várias atrações. O visitante que vier até Caxias do Sul vai visitar os Pavilhões e ver a exposição de uvas, feira agroindustrial e comercial, shows, desfile alegórico e claro, gastronomia típica. Com o tema “Viva una bela giornada”, a festa resgatará a tradição de um povo que se orgulha das suas origens.
Para viver tudo isso, acesse o site oficial: www.festadauva.com.br.