TONI'IN LOVE

15 de Outubro / 2019

Câncer de mama e outubro rosa

Texto da Dra Rita Costamilan - Oncologista

O movimento Outubro Rosa foi criado na década de 1982 pela fundação americana Susan Komen for the Cure, quando o laço cor de rosa foi lançado num movimento chamado 'Corrida pela Cura em Nova Iorque'. Essa é uma organização que luta contra o câncer de mama, seu nome é em homenagem à inspiradora do movimento, Sra. Susen Komem, que foi vítima do câncer de mama e tinha o objetivo de melhorar a vida dos pacientes. Dois anos após a sua morte, a irmã Nancy fundou o Instituto. A entidade começou com uma doação de 200 dólares e hoje movimenta milhões de dólares em pesquisa e ajuda às mulheres. A data serve para promover a conscientização dessa doença.

O câncer de mama é o principal tumor nas mulheres brasileiras. Se espera que em 2019 (conforme o INCA - Instituto Nacional do Câncer) tenhamos cerca de 60 mil casos novos no país. Este tumor aumenta sua chance de ocorrer após os 50 anos, mas mulheres jovens também podem desenvolver a doença. Existem múltiplos fatores associados à doença, como a menopausa tardia, a primeira mestruação precoce antes dos 12 anos, história na família, nuliparidade (nunca ter tido filhos), não ter amamentado, tabagismo, consumo de álcool, obesidade e sedentarismo.

Ë recomendado que a mulher realize a mamografia a partir dos 40 anos, ou antes dessa idade, se a paciente apresentar história familiar do câncer em primeiro grau.

Sintomas de alerta: secreção pelo mamilo, alteração da cor e do aspecto da pele e surgimento de caroços (nódulos) na mama ou axila.

Existem várias formas de tratamento, desde cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, sendo o tratamento individualizado para cada paciente. Mesmo com todo o avanço da medicina, a cura do câncer de mama é maior quando o diagnóstico é precoce.