TONI'IN LOVE

As criancas e suas infancias

10 de Outubro / 2018

As crianças e suas infâncias

Na semana da criança, nossa convidada especial para o Mundo Tonin é a Vânia Marin Servelin, diretora de escola infantil há 23 anos, em Caxias do Sul/RS, e que faz parte de uma iniciativa chamada Fazer de Conta Faz Diferença, na qual a ideia é promover os benefícios das crianças em estarem numa escola apropriada de educação infantil.  

“Desde que iniciamos, acompanhamos os imensos avanços na área da educação infantil, novidades positivas, que vão desde a multiplicação da criação literária infantil, até a evolução das crianças em quesitos como independência, inteligência, socialização, entre tantas outras.
A realidade de hoje é incomparável com os tempos em que não havia tanta tecnologia, internet. O acesso do ser humano a informações do mundo todo transformou nossa educação, nossas famílias e nossas escolas positivamente.
Entretanto, devemos perceber que a infância é um tempo de estar do ser humano. Infância é um direito da criança! Esta etapa do desenvolvimento humano não pode ser comparada a nenhuma outra, pela sua plenitude. Fase de formação de caráter e personalidade, construção social.
Assim sendo, a figura do adulto representa muito para ela. Somos o seu exemplo. Porém, temos que estar atentos ao limite do espaço por nós ocupados e o da criança. Cuidado, proteção, afeto, sim. Superproteção, excessos ou invasão, não. A campanha movida por um grupo de escolas chamada Fazer De Conta Faz Diferença aborda este assunto através de matérias superinteressantes e variadas.
Nós, adultos, devemos ter a consciência de que somos diretamente responsáveis pelas novas gerações, pois a partir do nosso comportamento estaremos indicando os caminhos que serão por eles seguidos. O mundo infantil é lindo, cheio de sonhos, criativo e vivo. Ao longo de nossa existência, ele vai se transformando, mas esta transformação deve ser natural, livre de obstáculos ou de limitações, pois uma criança feliz será um adulto feliz”


Quer conhecer mais sobre o projeto e ter acesso a artigos e brincadeiras para esse mundo encantado?
Acesse www.fazerdeconta.com.br