RADAR

29 de Outubro / 2018

Um giro pelas maiores feiras de moda do mundo

Por Bruna Tonin
Designer da grife Tonin

Quando pensamos em moda, alta costura e peleteria, não tem como não fazer a associação com as cidades mais charmosas da Europa, como Paris e Milão. 
Paris - mais conhecida como o berço a alta costura - dá vida, no final do mês de setembro, a uma feira chamada Première Vision. Nessa feira você encontra as tendências em tecidos, aviamentos, estampas, couro e muito mais. Sem contar que Paris, nessa mesma época, recebe a Semana da Moda de Paris, reforçando ainda mais o título de polo de moda e tendência.
Milão não fica pra trás nesse quesito. Conhecida como capital moda, é o berço de marcas como Gucci, Fendi, Mochino, Prada, Versace e Missoni. Quem quiser saber mais sobre couro e ver as tendências nesse setor tem que visitar a feira LineaPelle, que reúne os maiores curtumes e designers do setor para discutir e expor o que há de novo.
É um privilégio poder participar dessas feiras e trazer para a Tonin várias novidades e ideias para discutir com a equipe e montar uma coleção rica para nossas clientes. 
Quero compartilhar com vocês um pouquinho do que vimos nessas feiras:

CORES
CORES QUENTES

As cores do pôr do sol criam tons harmonizantes e aconchegante para a estação mais fria do ano. Amarelos e vermelhos se aproximam com tonalidades mais naturais mesclando com rosas e bordôs. 

Amarelo queimado, acobreados
O amarelo vem para o inverno em tons mais escuros, como amarelos queimados e acobreados, combinados com superfícies macias, acetinadas e aveludadas.
Essas tonalidades são a nova opção ao clássico dourado.


Alaranjados
Para aquecer o inverno, tem os tons alaranjados menos vibrantes e mais elegantes com cores frias como o azul e o verde, que formam combinações super modernas e interessantes.

Bordô, Ameixa, Burgundy
Ganhando mais espaço a cada estação, no inverno 19/20 estes tons evoluem e ficam mais versáteis sendo explorados em vários setores. 
Combinado com o amarelo, dão mais estilo e ousadia para qualquer look.

Vermelhos
Vibrantes e rebeldes, tons mais misteriosos e elegantes estarão presentes no inverno, com looks monocromáticos ou, simplesmente, dando um toque de cor e ousadia.

CORES FRIAS

Azul 
Azuis misteriosos e violetas se confirmam como um toque sofisticado para a estação. Vão de nuances claras até mesmo aos ultradarks. Nas mais variadas tonalidades em que o azul se apresenta, são aquelas atreladas ao passado, com um toque vintage, que têm um destaque especial.
Pode ser combinada com tons de vermelho mais fechados como o bordô e o ameixa.

Verde 
Os verdes e cinzas se declinam em tons oxidados. Os verdes brincam com várias tonalidades e até mesmo com texturas diferentes. Dão um toque mais natural à estação.


Neutras
Sem tempo e sem gênero, são básicas, indispensáveis e essenciais para qualquer cartela de cores. Estamos falando do preto, branco e nudes. Eles podem ser combinados com tudo e são sempre nossos coringas.

PARA VISITAR EM PARIS
Quem vai a Paris e ama moda, arte e arquitetura deve conhecer a Fundação Louis Vuitton. Fica em um imponente e ousado prédio desenhado pelo arquiteto Frank Gehry, inspirado nas velas de um barco. Sua arquitetura mistura modelos orgânicos e futuristas, permitindo que as coleções de arte e exposições temporárias que ali estão sejam iluminadas pela luz natural.


https://www.fondationlouisvuitton.fr/en.html

PARA VISITAR EM MILÃO
Fondazione Prada

Localizada em um prédio histórico do no século passado, que abrigava uma destilaria. Foi construída, junto ao edifício, uma torre com amplas janelas e recortes geométricos e tem tudo para se tornar um marco para a fundação italiana. O projeto foi do Studio OMA e assinado pelo arquiteto holandês Rem Khoolas.
A fundação traz várias amostras temporárias de arte contemporânea.
Ainda em Milão, a Fundação Prada tem o Milano Osservatorio localizado no quinto e sexto andar da belíssima Galleria Vittorio Emanuele II, ao lado a Duomo, em Milão. O Osservatorio tem uma vista privilegiada da Cupula da Galleria, que é toda construída em vidro e ferro. Foi projetada por Giuseppe Mengoni e executada entre os anos 1865 e 1867.
 É um espaço dedicado a fotografia e linguagens visuais com o intuito de indagar e explorar as tendências da fotografia contemporânea. 


http://www.fondazioneprada.org/

Armani Silos
Fundado em 2015 para celebrar os 40 anos de carreira da marca Armani. Estão expostos cerca de 400 vestidos e 200 acessórios da coleção prêt-a-porter de Giorgio Armani, desde dos anos 1980 até as coleções mais atuais.
O nome Silos foi dado por Armani. Segundo ele, o prédio era utilizado para conservar milho, alimento para viver. E, assim como a comida, o vestir também serve para viver.


https://www.armani.com/silos

Bairro Brera
Este é um dos bairros mais boêmios de Milão. Ali se respira a arte; é rico em história, cultura e ainda abriga a Accademia de Belle Arti di Brera. 
Encontra-se ali também a Pinacoteca de Brera, que conversa a maior coleção de arte da Itália. 
É um lugar repleto de bares e restaurantes, ótimo para ser visitado no final da tarde para apreciar o famoso Aperitivo Milanês (para os milaneses, é um buffet de antepastos a ser petiscado antes da janta – na companhia de amigos e de uma boa bebida, claro), além de outras maravilhas desse interessante bairro.