RADAR

05 de Abril / 2018

COM VOCÊS, O INTEGRAMODA

Você já ouviu falar do Integramoda? É um evento super bacana que ocorre há 20 anos em Caxias do Sul e reúne empresários, estudantes e formadores de opinião do setor. Nesta edição que ocorreu em abril, o tema central foi “Agora”: o que está sendo feito no presente, com base nos aprendizados do passado e nas expectativas do futuro para se destacar neste mercado. A gente esteve por lá e traz aqui alguns pontos que chamaram a atenção do público!

“O varejo que reduz atrito é o varejo que vai dar certo”, afirmou o articulador estratégico do SEBRAE, Fabiano Zortéa, quando comentou que as empresas devem empoderar seus colaboradores para serem resolutivos junto aos clientes. Outro destaque que ele trouxe é que conveniência é a palavra chave para quem quer reter clientes: compre online, retire na loja, é uma tendência confirmada para o consumidor que quer quase tudo, a hora que quiser, quando quiser, reforçando que o e-commerce não acabou com as lojas físicas e hoje, um canal complementa o outro.

Já a palestra que trouxe as tendências do verão 2019 ficou a cargo de Evilásio Miranda, um dos fundadores da agência de pesquisa Storm, que representa o bureau de tendências NellyRodi na América Latina. “O que faz o olho brilhar vai fazer sentido para sua marca”, disse Evilásio que sinalizou como tendências o volume sem peso, acabamentos celofanados, brilho prateado e dourado, surrealismo, mensagens estampadas, floral artístico (que lembram ilustrações botânicas), fibras naturais e biodegradáveis, entre outros.

Cristiano Chaves, head de atendimento da Arezzo&CO, encerrou a noite trazendo cases e curiosidades sobre encantamento no atendimento ao consumidor final. “Todos querem encantar fazendo o de sempre”, afirmou Chaves esclarecendo a diferença entre satisfazer e encantar. “O vendedor precisa ter empatia e colocar-se no lugar do outro. Todos tem uma história de vida e simples gestos encantam muito mais”.

Fotos: Fabio Grison