RADAR

29 de Março / 2022

Gente que faz parte dos nossos 40 anos

Sim. A Tonin completa 40 anos de existência em 2022.
E isso JAMAIS SERIA POSSÍVEL sem a participação de pessoas fundamentais pra que esse negócio desse certo.

Empresas possuem máquinas, mas são feitas de gente. E a Tonin sabe muito bem disso.
Pra comemorar nossos 40 anos de história, queremos homenagear pessoas que fizeram e fazem parte disso. Clientes, amigos, fornecedores, colaboradores, parceiros.

E não poderíamos começar da melhor forma.
Acompanhem a entrevista que fizemos com o nosso colaborador mais antigo, o Antonio. As histórias dele são o máximo.


1 – Antonio, há quanto tempo você trabalha na Tonin? 

É um longo período de tempo exercendo as mais diversas atividades que envolvem uma empresa, expresso por 36 anos, não se resumindo só ao número, porque a finalidade não é contar tempo, mas o resultado que o trabalho exercido produz.

2 – O que significa, pra você, trabalhar na Tonin?

Através das atividades exercidas, fazer entrega do que a empresa espera e precisa para ter continuidade e alcançar o resultado esperado. Ampliar o horizonte com troca de experiências e desafios que ocorrem no dia a dia.


3 – Como você vê a importância do seu trabalho?

Fazer parte de algo em constante construção. Entender que qualquer atividade ou decisão sempre terá participação no desenvolvimento para alcançar um bom resultado.
 

4 – Cite algumas situações que você considera interessantes/curiosas, vividas por você, nesses anos de empresa (aqui vale citar perrengue, desafio ou qualquer outra situação que tenha marcado você desde que iniciou seu trabalho na Tonin).

Fato considerado marcante é ter vivido em um período com as mais diversas transformações ocorridas, tais como na economia com diversos planos para controlar a inflação; na saúde com decodificação do DNA e transplantes de órgãos; na agricultura com os transgênicos e muitas outras mudanças sociais. Mas a mais impactante creio ter sido a tecnológica,  obrigando à uma adaptação desde o mais jovem ao mais velho, ao novo  “estilo de vida” muito mais veloz. Esta forma de se adaptar não estava escrita em manuais ou cursos de ensino...foi aprendizado com o contato e necessidade, “erro e acerto”.

Isto se aplica para as atividades dentro da empresa, desde quando  era feito de forma manual a escrita de informações ou emissão de documentos, pedidos, notas fiscais; comunicação via telefone fixo, fax, ... passando para um mundo digital, eletrônico, com comunicação instantânea e online. Nada disto foi encontrado em manual detalhadamente escrito.

Mesmo não tendo formação técnica especifica, faço uma análise de ter influenciado na “forma de estruturar a empresa”. Dois períodos foram especificamente difíceis: planos econômicos e pandemia do Covid.

5 – Pra finalizar, deixe uma mensagem sobre como você se vê e como você vê a empresa nos próximos anos.

Defino como o marinheiro que participa de uma embarcação e chega ao porto de destino, sem importar o que se passou na travessia (tormentas, vendavais, ondas, calmaria...), entregando a carga e o navio, em condições de seguir para um novo porto.

Demais né?
Continua ligado aqui no blog porque em breve tem mais histórias incríveis de mais pessoas tão incríveis quanto!