POR AÍ

29 de Outubro / 2018

Istambul: 5 pontos turísticos que você precisa conhecer

Por Amanda Jacobus

A Turquia é um destino diferente, com rica cultura e paisagens incríveis. Istambul, uma das principais cidades turcas, tem como característica sua divisão geográfica: uma parte da cidade fica na Europa e a outra fica na Ásia. A cidade é cosmopolita, com mais de 15 milhões de habitantes e o turismo é uma das principais fontes de recursos na economia turca. Por isso, a Amanda Jacobus, criadora do blog Livres e Selvagens, listou para nós os 5 pontos turísticos principais que você precisa colocar no seu roteiro se for visitar Istambul. Confira!

Aya Sofya
A história deste lugar é incrível. Construída no ano de 532 pelos bizantinos, foi uma igreja ortodoxa e, após ser tomada pelos muçulmanos, foi transformada em mesquita. Por regra islâmica, os belos mosaicos da igreja, que exibiam Maria com Jesus e outros momentos bíblicos, foram cobertos com pinturas e estampas. Posteriormente, em decorrência de um trabalho de recuperação histórica, foram encontrados os restos dos mosaicos sob a tinta. Hoje em dia, é um museu visitado por milhares de pessoas diariamente. Sua estrutura incrível e imensa foi construída em somente cinco anos!
Dica: visite o museu com um guia, que poderá explicar todos os detalhes da arquitetura e história do local e depois beba um chá turco nos cafés que ficam no lado de fora do museu.

Bazar das Especiarias
Aromas, texturas e cores diferentes tornam este lugar um dos mais incríveis de Istambul. No mercado das especiarias você pode comprar chás, temperos, perfumes, doces típicos e até cerâmicas. Mas lembre-se de negociar os preços dos seus desejos!
Nossa dica: compre açafrão iraniano. O mais puro e com preço mais atrativo fica dentro do Bazar das Especiarias. Outro produto que você precisa provar é a Baklava, um delicioso doce com massa filo, pistaches e mel. De comer rezando!

Gran Bazaar
O shopping center mais antigo do mundo! Construído em 1461, é conhecido principalmente por vender jóias, cerâmicas e tapetes. Você pode comprar jogos de chá trabalhados e jóias com as pedras preciosas locais: Turquesa e Sultanita. Os preços são ótimos se você souber pechinchar bem! Mas preste atenção no caminho que você está fazendo, porque é muito fácil se perder lá dentro. Do lado de fora você pode comprar um copo de suco de romã puro, super refrescante em dias quentes.

Mesquita Azul
Istambul conta com mais de 1.200 mesquitas espalhadas pela cidade. Cinco vezes por dia você pode ouvir os cânticos chamando para a oração, que ecoam por todas as ruas e dão aquela sensação multicultural enquanto você conhece as belas paisagens da cidade. A Mesquita Azul é uma das mais visitadas, e leva seu nome por conta dos azulejos que decoram a parte interna do lugar. Foi construída por volta de 1.606 e é a única que possui seis minaretes em Istambul. Dentro dela, você poderá apreciar ricos vitrais e azulejos, além de presenciar pessoas praticando seu momento de oração.
Fica a dica: mulheres não podem entrar mostrando as pernas ou braços, devem estar totalmente cobertas em respeito à religião. Leve um lenço para cobrir sua cabeça e, se estiver mostrando as pernas, você pode pegar uma saia emprestada ao lado da mesquita. Os calçados também devem ser retirados antes da entrada. 

Topkapi Palace
A grandiosidade do lugar, dos monumentos e da paisagem vai encantar qualquer pessoa que visite o palácio que foi residência dos sultões de Istambul por quatro séculos. Decorado com pinturas coloridas e douradas, você pode visitar a sala onde eram realizadas as circuncisões dos jovens, o harém, a sala dos turbantes e ainda espaços com itens de ouro, itens de cozinha, armas e relógios antigos expostos para apreciação. A vista para o Corno de Ouro (estuário que divide o lado europeu e asiático da cidade de Istambul), com seus barcos navegando com tranquilidade, é apaixonante. 

#Em todos esses lugares você vai encontrar diversos tipos de souvenir, produtos para presentear e levar para casa. São coisas cheias de signif! icado, lembranças que precisam retornar com você inteiras! Uma mala que não seja reforçada pode acabar danificando os produtos, por isso, indico a mala London, da Tonin, que é robusta e oferece um cuidado maior com os pertences do viajante. 
Afinal, as comprinhas de viagem precisam voltar intactas para você poder compartilhar suas experiências com quem você ama.

Gostou deste post? Deixe um comentário e compartilhe com quem você conhece!