POR AÍ

06 de Outubro / 2020

Você conhece a história do outubro rosa?

Olá toninlovers! Tudo bem com vocês?
Esperamos que sim!

Eis que entramos no mês de outubro (esse ano voou né?), conhecido mundialmente como Outubro Rosa. A gente sempre associa esse mês ao mês da luta contra o câncer de mama, um dos mais prevalentes nas mulheres. Mas você sabe como começou essa história?

http://gph.is/2e78llq

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, essa corrida é promovida todos os anos na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos EUA, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

No Brasil a primeira iniciativa veio um pouco mais tarde, no dia 02 de Outubro de 2002. Nessa data, o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa por um curto período, através de uma iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa.

 

Depois disso, muitos monumentos brasileiros passaram a fazer o mesmo.

 

E por falar em Outubro Rosa, fique atento aos sintomas:

Imagem: https://www.acmp.org.br/noticias/outubro-rosa-faca-do-autoexame-o-seu-aliado.html

Essa é uma batalha de todos. Se você é homem, além de conscientizar as mulheres ao seu redor, saiba que homens também podem desenvolver essa patologia, viu? Então fica ligado! 
Mulheres, conheçam seu corpo. Façam o exame do toque e, acima disso, se amem! 


https://gph.is/2z0caRP

Fontes: http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm e https://www.shoppinguniao.com.br/blog/2019/10/outubro-rosa-como-surgiu/