RADAR

27 de Julho / 2021

AS MALAS DE BORDO E SUAS REGRAS

Mala de bordo, bagagem de mão, mala de 10kg....são muitas as formas como podemos chamar as queridinhas que nos acompanham dentro do avião. Mas como escolher essa mala? Quais as medidas permitidas? E o peso? O que eu posso levar nela? São muitas perguntas né....e nós temos todas as respostas pra te ajudar a tirar todas as tuas dúvidas. 
BORA?

1 - Qual a medida permitida pra mala de bordo?
As malas de bordo devem ser acomodadas no compartimento de cima das aeronaves, por isso a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) indica o uso de malas com até as seguintes medidas:  55 X 35 x 25cm (altura, largura e profundidade). É importante sempre, antes de viajar, conferir as regras da companhia aérea, porque existem algumas variações de uma pra outra.



2 - Como medir a mala de bordo?  
Na hora de medir sua mala você dever considerar a medida contando rodinhas, alças e carrinho: no aeroporto poderão medir com uma caixa/gabarito e todos esses itens contarão na hora da medição.
 

3 - Qual o peso permitido pra mala de bordo?
O peso normalmente permitido pelas companhias aéreas da bagagem de mão é de até 10Kg (mala cheia), mas é sempre importante conferir as normas com a empresa que você escolheu para viajar.


http://gph.is/1guyaZI

4 - O que posso levar na mala de bordo? 

http://gph.is/XMJLYe

Você deve levar na sua bagagem de mão: documentos, eletrônicos (como notebooks, tablets, máquinas fotográficas), jóias.
Medicamentos podem ser levados na sua mala de bordo desde que estejam dentro da embalagem original.
Líquidos podem ser levados em voos nacionais, já em voos internacionais há a limitação de até 100 ml para cada item. Importante levar seus líquidos em sacos plásticos transparentes e fechados.

5 - O que não posso levar na mala de bordo?  

https://gph.is/g/Zx1A7Wz

Não são permitidos:

Objetos pontiagudos e cortantes (tesouras, facas, canivetes...);
Armas de fogo (inclusive réplicas) e explosivos;
Sprays de pimentas, líquidos inflamáveis e alvejantes;
Venenos e ácidos;
Isqueiros.

Para mais informações é recomendado verificar como a sua companhia aérea.
 

6 - O que são as malas de 10kg e as malas de 23kg?
As malas de 10kg são as de bordo. É recomendado que elas tenham até as seguintes medidas:  55 X 35 x 25cm (altura, largura e profundidade). Para serem embarcadas junto com você no avião e serem acomodadas no compartimento superior da aeronave elas não podem ultrapassar o peso de 10kg quando cheias.

As malas de tamanho superior que não podem ser embarcadas junto com você no avião devem devem ser DESPACHADAS. Essas malas geralmente são de tamanhos médios e grandes. Cuidado: para serem despachadas sem problemas elas não podem ultrapassar o peso de 23kg quando estiverem cheias. Quando o peso é maior, as cias aéreas podem pedir pra que seja retirado o peso excedente.
Para maiores informações, confira as normas da sua companhia aérea.

7 - Posso levar bebida alcoólica na mala de bordo?

Segundo a ANAC, bebidas com percentual de álcool abaixo de 70% podem ser levadas na embalagem original e cada volume pode conter até 1 litro. É permitido o transporte de até 5 volumes.
Em voos internacionais a regra é de até 100 ml. A única exceção são produtos comprados no Free Shop que devem estar na sacola fechada do mesmo.
Bebidas com mais de 70% de álcool não podem ser levadas nem na bagagem de mão e nem na despachada.


8 - Posso despachar minha mala de bordo?

https://gph.is/g/ZYoQxxJ

Algumas companhias aéreas permitem o despacho da bagagem de mão, para isso você deve se informa no momento do check in.  Lembre-se de não pode ser despachadas malas com eletrônicos e objetos de valor.


9 - Quando as companhias aéreas podem despachar minha mala de bordo?
As companhias aéreas podem despachar a mala quando algumas das regras não estão sendo cumpridas ou até mesmo podem solicitar para despacha-la quando a aeronave estiver cheia. Neste segundo caso, não será cobrado o despacho da mesma.


10 - O que posso levar além da mala de bordo?
Você pode levar mais um item pessoal além da mala de bordo. Este item pode ser uma mochila, bolsa ou sacola cujas medidas devem ser respeitadas: 45 x 35 x 20 cm (altura, largura e profundidade). Este item deve ser colocado embaixo do assento a sua frente.
Importante: você tem direito a somente uma mala de bordo e a um item pessoal. Você não pode levar uma mala, uma mochila e uma bolsa ou uma mala, uma bolsa e uma sacola, pois assim você já está levando dois itens pessoais.

Ficou com alguma dúvida?
No vídeo abaixo, a Bruna e a Greice mostram tudinho sobre mala de bordo. 

Gostou? Então compartilha, porque essas informações são super úteis! 
Até o próximo texto, toninlovers!