POR AÍ

Imagem: Travel + Leisure

22 de Fevereiro / 2019

MALA SEM ALÇA E SEM RODINHA?

Hoje não imaginamos nossas malas sem rodinhas. Mas nem sempre foi assim.

Imagem: leirelarraiza

A mala com rodas está prestes a completar 50 anos da sua invenção, muito antes da Tonin iniciar a fabricação de artigos de viagem, há mais de 35 anos. Então fomos investigar de onde surgiu essa ideia que facilita tanto as nossas vidas.

Imagem: invention.si.edu


Imagem: independent.co.uk

Tudo começou quando o americano Bernard Sadow voltava de uma viagem de férias em Aruba com a família.


Imagem: Pinterest

No aeroporto, atormentado com duas malas imensas e pesadas, olhou em volta e notou que, no terminal, uma esteira com rodinhas fazia as malas deslizarem sem esforço. Eureca! Todas as malas precisavam de rodinhas!
Na época em que teve a grande ideia, na década de 1970, ele era dono de uma fábrica de malas e casacos em Massachusetts, nos Estados Unidos. Chegando ao escritório, Sadow pegou as quatro rodinhas de um armário e instalou numa mala grande. Completou com uma alça na frente para puxar e funcionou.


Imagem: PatentPlaques Blog


Imagem: Jewish Currents

Patenteada com o nome de “rolling luggage”, a invenção não decolou imediatamente. Foram meses tentando vender sua ideia em Nova York. Até que a Macy’s, uma das mais tradicionais lojas de departamento dos Estados Unidos, decidiu investir no protótipo e lançou a mala com rodinhas no mercado.
A propaganda anunciava "a mala que desliza". Era o toque de marketing que faltava para o sucesso. A patente foi pedida por Sadow em 1970 e aceita em 1972. 
E pensar que tudo começou quase por acaso, com um protótipo improvisado por Sadow. O modelo ridicularizado e rejeitado por várias empresas acabou entrando para a história e hoje não vivemos mais sem!

Que tal conferir agora mesmo os modelos Tonin e já ir planejando sua próxima viagem?
É só clicar na imagem abaixo!